Yasmin
Drospirenone - Ethinyl Estradiol
Etinilestradiol e Drospirenona comprimidos
O que é este medicamento?
DROSPIRENONA; ETINILESTRADIOL é um contraceptivo oral (pílula anticoncepcional). Este medicamento combina dois tipos de hormonas femininas, estrogénio e progesterona. É utilizada para prevenir a ovulação e a gravidez.
O que devo dizer ao meu médico antes de tomar este medicamento?
Ele precisa de saber se tem ou se já teve alguma das seguintes condições:
- hemorragia vaginal invulgar
- doença da glândula adrenal
- perturbação na coagulação sanguínea
- cancro da mama, cervical, endométrio, ovários, fígado ou útero
- diabetes
- doença da vesícula biliar
- doença no coração ou ataque cardíaco recente
- pressão sanguínea muito alta
- nível elevado de colesterol
- nível elevado de potássio
- doença de rins
- doença de fígado
- enxaquecas
- acidente vascular cerebral
- lúpus eritematoso sistémico (LES)
- fumador
- uma reacção invulgar ou alérgica a estrogénios, progesterona, ou outros medicamentos, comidas, corantes, ou conservantes
- se está grávida ou a tentar engravidar
- se está a amamentar
Como devo tomar este medicamento?
Para prevenção rotineira da gravidez. Tome este medicamento por via oral. Para reduzir o enjoo, este medicamento deve ser tomado com comida. Tome este medicamento à mesma hora todos os dias e na ordem indicada na embalagem. Não tome o seu medicamento mais vezes do que o indicado. Tenha disponível uma embalagem extra das suas pílulas para assegurar que não falhará o primeiro dia do próximo ciclo.
Consulte o seu pediatra em relação ao uso deste medicamento em crianças. Cuidados especiais podem ser precisos. Este medicamento tem sido utilizado em crianças do sexo feminino que começam os seus períodos menstruais.
Sobredosagem: Se acha que tomou uma dosagem superior à indicada deste medicamento contacte um centro de informação anti-veneno ou o serviço de urgência.
NOTA: Este medicamento é apenas para si, não o partilhe com outros.
O que fazer se falhar uma toma?
Falhar uma pílula aumenta o seu risco de ficar grávida. Se falhar uma pílula “activa”, tome a dose assim que se lembre ou tome duas pílulas à hora habitual da sua próxima dose. Não necessita de utilizar um contraceptivo auxiliar. Se falhar dois comprimidos “activos” seguidos na semana um ou dois, tome dois comprimidos, um com cada uma das doses habituais do dia (um comprimido esquecido e um da hora habitual desse dia durante 2 dias seguidos). Utilize precauções adicionais para os próximos 7 dias a seguir aos comprimidos esquecidos. Se falhar dois comprimidos “activos” seguidos na semana três, ou se falhar três comprimidos seguidos durante qualquer uma das 3 primeiras semanas, deite fora o resto da embalagem e comece uma nova embalagem no mesmo dia até ao início do Dia 1. Se for uma iniciante de Domingo, tome a pílula todos os dias até Domingo. No Domingo, deite fora o resto da embalagem e comece uma nova embalagem nesse mesmo dia. Pode não ter um período menstrual nesse mês, mas isto é esperado. Contudo, se falhar o seu período menstrual durante 2 meses seguidos, consulte o seu médico porque há a possibilidade de estar grávida. Se falhar uma das pílulas na semana 4, ignore essa dose e tome a próxima como indicada Se falhar uma pílula, pode ficar grávida se tiver relações sexuais nos 7 dias após a pílula esquecida. DEVE usar outro método anticoncepcional (tais como preservativos ou espermicidas) como auxilio nesses 7 dias.
O que pode interagir com este medicamento?
- acetaminophen
- antibióticos e medicamentos para infecções, especialmente rifampin, rifabutin, rifapentine, e griseofulvin, e possivelmente penicilina ou tetraciclinas
- aprepitante
- ácido ascórbico (vitamina C)
- atorvastatina
- medicamentos barbitúricos, como o phenobarbital
- bosentan
- carbamazepina
- cafeína
- clofibrate
- ciclosporina
- dantrolene
- doxercalciferol
- felbamate
- sumo de toranja
- hidrocortisona
- medicamentos para a ansiedade ou problemas em adormecer, como o diazepam ou o temazepam
- medicamentos para diabetes, incluindo pioglitazona
- óleo mineral
- modafinil
- mycophenolate
- nefazodona
- oxcarbazepina
- phenytoin
- prednisolona
- ritonavir ou outros medicamentos para infecções de HIV ou AIDS
- rosuvastatina
- selegilina
- suplementos de isoflavona de soja
- erva de St. John
- tamoxifen or raloxifene
- theophyllina
- hormonas da tiróide
- topiramato
- varfarina
Este produto é diferente de outras pílulas contraceptivas porque contém progestina e drospirenona. A drospirenona pode aumentar os níveis de potássio. Interacções com outros medicamentos podem aumentar a possibilidade de um nível elevado de potássio. Pode precisar de testes de sangue para verificar os níveis de potássio. Medicamentos que podem aumentar os níveis de potássio:
- certos medicamentos para a pressão sanguínea alta ou condições relacionadas com o coração (exemplos incluiem ACE inibidores e também bloqueadores dos receptores de Angiotensina II, e Eplerenona.
- substitutos alimentares do sal (estes podem incluir potássio)
- heparina
- NSAIDs (medicamentos anti-inflamatórios), se estão a ser tomados há muito tempo e diariamente, como para a artrite.
- suplementos de potássio
- algumas “pílulas de água” (dieuréticos como amiloride, espironolactona ou triamterena)
Informe o seu profissional de saúde sobre todos os medicamentos que está a tomar, incluindo os medicamentos de venda livre, suplementos nutricionais, ou produtos de ervanária. Informe também o seu médico ou profissional de saúde se bebe bebidas alcoólicas ou com cafeína regularmente, se fuma, ou se usa drogas ilegais. Estes podem variar a forma como o medicamento actua. Verifique com o seu médico antes de parar ou começar algum dos seus medicamentos.
Que cuidados devo ter enquanto tomo este medicamento?
Visite o seu médico ou profissional de saúde para controlos regulares do seu progresso. Vai precisar de um exame mamário e pélvico regular e citologia vaginal enquanto tomar este medicamento. Utilize um método contraceptivo adicional durante o primeiro ciclo em que toma estes comprimidos. Se tiver alguma razão para pensar que está grávida, pare de tomar este medicamento imediatamente e contacte o seu médico ou profissional de saúde. Se está a tomar este medicamento por razões relacionadas com disfunção hormonal, pode demorar vários ciclos até verificar melhoras na sua condição. Fumar aumenta o risco de coagulação sanguínea ou de ter um acidente vascular cerebral enquanto tomar a pílula anticonceptiva, especialmente se tiver mais de 35 anos. É aconselhável que não fume. Este medicamento pode fazer com que o seu corpo retenha líquidos, tornando os seus dedos, mãos, ou ancas incharem. A sua pressão sanguínea pode aumentar. Contacte o seu médico ou profissional de saúde se sentir que está a reter líquidos. Este medicamento pode torná-la mais sensível ao sol. Mantenha-se afastada do sol. Se não conseguir evitar a exposição solar, vista roupa protectora e use protecção solar. Não use lâmpadas solares ou solários. Se usar lentes de contacto e reparar em mudanças de visão, ou se começar a ficar desconfortável com as lentes, consulte um oftalmologista. Em algumas mulheres, sensibilidade, inchaço ou pequenas hemorragias das gengivas podem ocorrer. Notifique o seu dentista se isto acontecer. Escovar e utilizar o fio dental nos seus dentes regularmente pode ajudar a prevenir isto. Consulte o seu dentista regularmente e informe-o sobre os medicamentos que está a tomar Se vai ser sujeita a uma cirurgia planeada, pode ter de parar de tomar este medicamento antes da cirurgia. Consulte o seu profissional de saúde para aconselhamento. Este medicamento não protege contra as infecções de HIV (AIDS) ou qualquer outra doença transmissível sexualmente.
Que efeitos secundários posso notar com a toma deste medicamento?
Graves efeitos secundários são relativamente raros em mulheres saudáveis e que não fumam enquanto tomam contraceptivos orais. Em média, mais mulheres sofrem complicações devido ao facto de engravidarem do que problemas com contraceptivos orais. Muitos dos efeitos secundários menores podem desaparecer à medida que o seu corpo se adapta ao medicamento. Contudo, o potencial para efeitos secundários graves existe e pode querer discuti-los com o seu profissional de saúde. Efeitos secundários sobre os quais deve informar o seu médico ou profissional de saúde assim que possível:
- reacções alérgicas como erupções cutâneas, comichão ou urticária, inchaço do rosto, lábios, ou língua
- alterações do tecido da mama ou descargas
- alterações na visão
- dores de peito
- confusão, problemas de discurso e compreensão
- urina escurecida
- sentimento geral de mau estar ou sintomas parecidos à gripe
- fezes de cor clara
- enjoo, vómitos
- dor, inchaço e calor na perna
- dor de barriga no lado superior direito
- graves dores de cabeça
- respiração ofegante
- dormência repentina ou fraqueza, no rosto, braço ou perna
- dificuldade em caminhar, tonturas, perda de equilíbrio, ou coordenação
- invulgar hemorragia vaginal
- amarelecimento dos olhos ou pele
Efeitos secundários que normalmente não requerem atenção médica (informe o seu médico ou profissional de saúde caso estes persistam ou sejam incómodos)
- acne
- manchas castanhas no rosto
- alteração de apetite
- mudança no desejo sexual
- depressão ou mudanças de humor
- retenção de líquidos e inchaço
- dores de estômago e inchaço
- sensação invulgar de fraqueza e cansaço
- aumento de peso
Esta lista pode não descrever todos os efeitos secundários.
Onde devo guardar o meu medicamento?
Mantenha-o longe do alcance de crianças.
Guarde o medicamento num local com uma temperatura entre os 15 e os 30 graus Centígrados (59 e 86 graus Fahrenheit). Mantenha-o num compartimento bem fechado. Deite fora todos os comprimidos não utilizados após a data de validade expirar.