Phenergan
Promethazine
Promethazina em Comprimidos
O que é este medicamento?
PROMETHAZINA é um anti-histamínico. Este medicamento alivia reacções alérgicas moderadas ou graves, reduz ou evita náusea e vómitos provocados por doença ou enjôo, facilita o sono pré-operatório e o alívio da dor e náusea no pós-operatório.
O que devo dizer ao meu médico antes de tomar este medicamento?
Ele necessita saber se sofre de algum dos seguintes problemas:
- asma ou doença pulmonar congestiva
- diabetes
- glaucoma
- hipertensão arterial ou doenças cardíacas
- doenças renais
- doenças de fígado
- problemas da próstata
- dor ou dificuldade em urinar
- ataques (convulsões)
- uma reacção alérgica ou anormal à prometazina or fenotiazinas, sulfitos, outros medicamentos, alimentos, corantes ou conservantes
- se está grávida ou tentar engravidar
- se está a amamentar
Como devo tomar este medicamento?
Tome Phenergan de acordo com as indicações do seu médico. Tome Promethazina por via oral, acompanhando ou não as refeições. Se ocorrerem dores de estômago após a toma, tome-o sempre acompanhado de alimentos de modo a diminuir a irritação gástrica. Se está a tomar este medicamento contra o enjoo, tome-o sempre pelo menos 30 a 60 minutos antes de iniciar a sua deslocação. Sobredosagem:Se pensa que poderá ter tomado uma dose superior ao prescrito contacte o Centro de Informação Antivenenos ou os Serviços de Urgência de imediato. NOTA: Este medicamento é apenas para si. Não o partilhe com outros.
O que fazer se falhei uma toma?
Se falhou a sua dose e está a tomar regularmente este medicamento, tome-a assim que possível. Se está quase na altura de tomar outra dose, tome apenas essa dose. Nunca tome duas doses deste medicamento.
O que pode interferir com este medicamento?
- bromocriptina
- epinefrina
- levodopa
- metoclopramide
- metrizamide
- medicamentos para os diabetes tomados por via oral
- medicamentos para problemas mentais e distúrbios psicóticos
- medicamentos para problemas motores como Doença de Parkinson, ou para problemas gastrointestinais
- álcool e medicamentos contendo álcool
- barbitúricos como o fenobarbital
- certos anti-depressivos
- certos anti-histamínicos utilizados em tratamentos de alergias ou constipações
- medicamentos para dormir
- relaxantes musculares
- analgésicos
Indique ao seu médico todos os medicamentos, ervas, medicamentos de venda livre, ou suplementos alimentares que usa. Diga-lhe também se fuma, se bebe, ou usa drogas ilegais. Alguns destes podem interagir com o seu medicamento. Consulte sempre o seu médico antes de suspender ou iniciar a toma de qualquer medicamento.
Que cuidados devo ter enquanto tomar este medicamento?
Informe o seu médico se não sentir melhoria dos seus sintomas dentro de 1 ou 2 dias. Poderá sentir-se sonolento ou com tonturas. Não conduza ou utilize qualquer tipo de máquinas, ou desenvolva qualquer tipo de actividade similar enquanto não souber até que ponto a prometazina afecta as suas capacidades. Para reduzir os riscos de tonturas ou desmaios, não se sente ou levante rapidamente, especialmente se for idoso. O álcool potencia as tonturas e a sonolência. Evite as bebidas alcoólicas. A sua boca pode apresentar-se anormalmente seca. Mascar pastilha elástica sem açúcar, chupar rebuçados ou beber muita água poderá ajudar. A prometazina pode causar secura ocular e visão turva. Poderá sentir desconforto se usa lentes de contacto. Gotas lubrificantes poderão ajudar. Consulte o seu oftalmologista se o problema persistir ou se se agravar. Mantenha-se à sombra, evite a exposição solar directa e utilize protector solar e roupas de protecção quando estiver no exterior. Não use solários ou outros sistemas de bronzeamento. Se é diabético, controle frequentemente os seus níveis de açúcar no sangue.
Que efeitos secundários posso notar com a toma deste medicamento?
Efeitos secundários que deverá imediatamente reportar ao seu médico:
- visão turva
- desmaios
- taquicardia, palpitações ou dores no peito
- tiques faciais ou contracções musculares involuntárias
- pesadelos, agitação, nervosismo, excitabilidade, insónia (sintomas mais prováveis em crianças)
- dores ou dificuldade em urinar
- ataques (convulsões)
- irritação cutânea
- respiração lenta ou superficial
- garganta, gengivas ou boca doridas
- contusões ou hemorragias inesperadas
- cansaço súbito
- amarelecimento dos olhos ou da pele
Efeitos secundários que, normalmente, não necessitam de cuidados médicos (em caso de persistência ou incómodo, consulte o seu médico):
- sonolência ou tonturas
- boca seca
- dores de cabeça
- hipersensibilidade à luz solar ou ultravioleta
- nariz entupido
Esta lista pode não descrever todos os efeitos secundários.
Onde posso guardar o meu medicamento?
Mantenha este medicamento fora do alcance de crianças. Guarde este medicamento em local seco, sem luz e com uma temperatura ambiente entre os 20 e os 25 graus centígrados (68 e 77 graus Fahrenheit). Não guarde este medicamento na casa de banho. Mantenha a embalagem sempre bem fechada.