Hepcinat®
Sofosbuvir
Comprimidos Sofosbuvir
Que medicamento é este?
SOFOSBUVIR é um medicamento antiviral que impede que o vírus da hepatite C (HCV) se multiplique no seu corpo.
O Sofosbuvir é usado em combinação com outros medicamentos para o tratamento da hepatite C em adultos. Sofosbuvir é usado às vezes em pessoas que também têm HIV, ou pessoas que têm câncer de fígado e vão ter um transplante de fígado. Este medicamento não é um tratamento para o VIH ou AIDS.
Sofosbuvir deve ser administrado em combinação com outros medicamentos antivirais e não deve ser usado sozinho. Sofosbuvir é geralmente indicado com ribavirina (Copegus, Rebetol, Ribasphere, RibaTab) com ou sem alfapeginterferona (Pegasys, PegIntron).
Sofosbuvir também é usado em conjunto com Daklinza (Daclatasvir) para tratar a hepatite C infecção genótipo 3 em adultos.
Informação importante
Sofosbuvir é usado em combinação com outros medicamentos, geralmente ribavirina com ou sem alfa peginterferona.
Leia o guia de medicação ou instruções do paciente que são fornecidas com cada medicamento em sua terapia combinada.Não altere suas doses ou programa de medicação sem o conselho do seu médico.
Ribavirina pode causar defeitos congênitos ou morte em um feto. Não use o sofosbuvir com ribavirina se estiver grávida ou se for homem e se a sua parceira sexual estiver grávida. Use pelo menos 2 formas eficazes de controle de natalidade não hormonal enquanto estiver usando esses medicamentos juntos e por pelo menos 6 meses após o término do tratamento.
Antes de tomar este medicamento
Você não deve usar Sofosbuvir se for alérgico a sofosbuvir.
Para se certificar de que o Sofosbuvir é seguro para si, informe o seu médico se tiver:
-
problemas hepáticos que não sejam hepatite ou se você teve um transplante de fígado;
-
doença renal (ou se você estiver em diálise);
-
VIH (vírus da imunodeficiência humana); ou
-
se você usou recentemente um medicamento para o ritmo cardíaco chamado amiodarona (Cordarone, Pacerone).
Sofosbuvir é utilizado em combinação com a ribavirina. Ribavirina pode causar defeitos congênitos ou morte em um feto.Pode ser necessário realizar um teste de gravidez negativo antes de usar esses medicamentos juntos e todos os meses durante o tratamento.
-
Se você é uma mulher, não use Sofosbuvir com ribavirina se estiver grávida.
-
Se você é homem, não use essa combinação de medicamentos se a sua parceira sexual estiver grávida. O feto também pode ser prejudicado caso o pai da criança estiver tomando ribavirina.
-
Use pelo menos 2 formas eficazes de controle de natalidade não hormonal (preservativo, diafragma com espermicida) enquanto o parceiro sexual estiver usando esses medicamentos juntos. Continue usando 2 formas de controle de natalidade por pelo menos 6 meses após o fim do tratamento. Informe o seu médico imediatamente se ocorrer uma gravidez enquanto a mãe ou o pai esteja usando Sofosbuvir com ribavirina.
Não se sabe se o sofosbuvir passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebé em amamentação. Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.
Como devo tomar Sofosbuvir?
Não tome Sofosbuvir como seu único medicamento para tratar a hepatite C. Deve ser usado em combinação com outros medicamentos antivirais. A sua doença pode tornar-se resistente se não a tomar em combinação com outros medicamentos receitados pelo seu médico.
Sofosbuvir é geralmente tomado uma vez por dia. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.
Pode tomar este medicamento com ou sem alimentos. Tome o medicamento à mesma hora todos os dias.
Leia o guia de medicação ou instruções do paciente fornecidas com cada medicação em sua terapia combinada. Não altere suas doses ou programa de medicação sem o conselho do seu médico. Toda pessoa com hepatite C deve permanecer sob os cuidados de um médico.
Ao usar o Sofosbuvir, você pode precisar de exames de sangue frequentes.
Guarde este medicamento no recipiente original à temperatura ambiente longe da humidade e do calor.
Informação de dosagem do Sofosbuvir
Dose usual para adultos com a hepatite C crónica:
400 mg por via oral uma vez ao dia
Regimes Recomendados:
- Genótipo 1 ou 4 da hepatite C crónica (CHC): Sofosbuvir, alfapeginterferona e ribavirina
- Genótipo 2 CHC: Sofosbuvir e ribavirina
- Genótipo 3 CHC: Sofosbuvir e ribavirina
- Carcinoma hepatocelular, aguardando transplante hepático: Sofosbuvir e ribavirina
Duração da Terapia:
- Genótipo 1 ou 4 CHC: 12 semanas
- Genótipo 2 CHC: 12 semanas
- Genótipo 3 CHC: 24 semanas
- Carcinoma hepatocelular, aguardando transplante hepático: Até 48 semanas ou até o momento do transplante de fígado (o que ocorrer primeiro)
Comentários:
-Sofosbuvir deve ser utilizado em combinação com a ribavirina ou com o interferão peguilado e ribavirina.
-A eficácia foi estabelecida em doentes com HCV genótipo 1, 2, 3, 4, incluindo doentes com carcinoma hepatocelular que cumprem os critérios de Milão (à espera de transplante hepático) e doentes co-infectados com VHC / VIH-1.
-A terapêutica com Sofosbuvir e ribavirina durante 24 semanas pode ser considerada para doentes com CHC genótipo 1 que não podem utilizar um regime à base de interferão; a decisão de tratamento deve ser orientada pela avaliação de benefícios/riscos para o paciente de forma individual.
-A terapêutica com Sofosbuvir e ribavirina é recomendada para doentes com carcinoma hepatocelular que aguardam transplante hepático para prevenir a reinfecção por HCV após o transplante..
Indicação aprovada: Como parte de um regime de tratamento antiviral combinado, para o tratamento da infeção crónica da hepatite C
O que acontece se eu esquecer uma dose?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida. Não tome mais de 400 miligramas de sofosbuvir em um dia.
O que acontece se eu tomar o medicamento mais do que o necessário?
Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de Ajuda contra Veneno em 1-800-222-1222.
O que devo evitar ao tomar Sofosbuvir?
Tomar este medicamento não o impedirá de transmitir a hepatite C a outras pessoas. Não faça sexo desprotegido nem use lâminas de barbear ou escovas de dente. Converse com seu médico sobre formas seguras de prevenir a transmissão do HCV durante o sexo. Compartilhar remédios ou agulhas de medicamentos nunca é seguro, mesmo para uma pessoa saudável.
Efeitos colaterais do Sofosbuvir
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destessinais de uma reação alérgica ao Sofosbuvir: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do seu rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue para o seu médico imediatamente se tiver:
-
pele pálida, sensação de tontura ou falta de ar, ritmo cardíaco acelerado, dificuldade de concentração; ou
-
febre, gengivas inchadas, feridas dolorosas na boca, feridas na pele, sintomas de gripes ou resfriados, tosse.
Efeitos colaterais comuns do Sofosbuvir podem incluir:
-
dor de cabeça, sensação de cansaço;
-
coceira leve;
-
náusea;
-
problemas de sono (insónia);
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA em 1-800-FDA-1088.
Que outros medicamentos afetam o Sofosbuvir?
Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que utiliza e aqueles que inicia ou deixa de utilizar durante o tratamento com Sofosbuvir, especialmente:
-
amiodarona;
-
Hipericão (Erva-de-são-joão);
-
tipranavir;
-
medicação de apreensão - carbamazepina, oxcarbazepina, fenobarbital, fenitoína; ou
-
medicação para tuberculose - rifabutina, rifampicina, rifapentina.
Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o sofosbuvir, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação.
Como guardar este medicamento?
A uma temperatura de 15 a 30°C.
As recomendações mais precisas para dosagem e duração do tratamento podem ser obtidas do médico assistente, que prescreve o medicamento com base nas características individuais do paciente.