Dulcolax
Bisacodyl
Bisacodyl
O que é este medicamento?
BISACODYL é um estimulante laxativo. Atua diretamente nos intestinos, estimulando os músculos intestinais a causar a defecação. O Bisacodyl é usado no alívio ocasional da obstipação. Também pode ser usado para outras condições médicas de acordo com o determinado pelo seu médico.
O que devo comunicar ao meu profissional de saúde antes de iniciar a toma deste medicamento?
Fale com o seu profissional de saúde se sofrer de alguma condição médica, especialmente se tiver alguma das que se seguem:
- se estiver grávida, a planear engravidar ou a amamentar
- se estiver a tomar outros medicamentos de receita ou venda livre, produtos à base de plantas ou suplementos dietéticos
- se tiver alergias a medicamentos, alimentos ou outras substâncias
- se sofrer de insuficiência cardíaca, aumento anormal dos níveis de líquidos ou eletrólitos no corpo, náuseas, vômitos ou dores de estômago não diagnosticadas
Alguns MEDICAMENTOS PODEM INTERAGIR com o Bisacodyl. No entanto, atualmente não são conhecidas interações medicamentosas com o Bisacodyl.
Pergunte ao seu médico se o Bisacodyl pode interagir com outros medicamentos que esteja a tomar. Consulte-se antes de iniciar, parar ou alterar a dose de qualquer medicamento.
Como devo tomar este medicamento?
Tome o Bisacodyl como instruído pelo seu médico. Leia a bula do medicamento para saber quais são as instruções de dosagem exatas.
- Ingira o Bisacodyl com ou sem comida.
- Tome o Bisacodyl com um copo de água 240 ml.
- É recomendado ingerir muitos líquidos enquanto toma Bisacodyl. Obtenha instruções junto do seu médico.
- Engula o Bisacodyl inteiro. Não parta, não esmague, nem o mastigue antes de engolir.
- Não tome Bisacodyl 1 hora depois de ingerir leite ou antiácidos.
- No caso de se esquecer de uma dose de Bisacodyl, deve tomá-la logo que possível. Se estiver perto da próxima dose, então ignore a dose em falta e retome a ingestão do medicamento no horário regular. Não ingira 2 doses de uma vez só.
Consulte o seu médico se tiver quaisquer questões sobre como tomar o Bisacodyl.
O que acontece se me esquecer de uma dose?
Tome a dose em falta assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se a próxima dose estiver próxima. Não tome uma dose extra para compensar a dose esquecida.
O que acontece em caso de sobredosagem?
Contacte um serviço de emergência médica imediatamente. Os sintomas podem incluir diarreia e cólicas estomacais.
O que devo ter em consideração enquanto tomar este medicamento?
- Não tome o medicamento mais de uma semana sem falar com o seu médico. Usar o Bisacodyl por um longo período de tempo poderá resultar em diminuição da função intestinal normal.
- Não tome outros laxativos nem emolientes fecais com o Bisacodyl, a menos se instruído pelo seu médico.
- Hemorragias retais ou impossibilidade em defecar 12 horas após a ingestão de um laxativo podem ser sinais de uma condição médica grave. Interrompa a sua utilização e contacte o seu médico.
- Se vier a sentir náuseas, vómitos ou dores de estômago, pare de tomar o Bisacodyl e fale com o seu médico.
- Se observar alterações súbitas dos hábitos de defecação que durem 2 ou mais semanas, interrompa a ingestão de Bisacodyl e consulte o seu médico.
- As pessoas IDOSAS devem tomar o Bisacodyl com cautela, uma vez que poderão ser mais sensíveis aos seus efeitos.
- O Bisacodyl não deve ser usado para em CRIANÇAS com menos de 6 anos, já que a segurança e a eficácia em crianças não está confirmada.
- GRAVIDEZ e AMAMENTAÇÃO: Se estiver grávida, contacte o seu médico. Deverá discutir os benefícios e riscos de tomar o Bisacodyl durante a gravidez. Desconhece-se se o Bisacodyl pode ser encontrado no leite materno. Se está a amamentar ou planeia vir a amamentar, fale com o seu médico. Discute ainda possíveis riscos para o bebé.
Quais são os efeitos secundários possíveis com este medicamento?
Todos os medicamentos podem causar efeitos secundários, porém, muitas pessoas poderão sentir apenas alguns ligeiros ou nenhuns de todo. Procure o seu médico se qualquer um destes efeitos secundários COMUNS persistir ou se tornar incomodativo:
Câimbras, fraqueza, desconforto estomacal.
Procure imediatamente aconselhamento médico se sofrer de qualquer um destes efeitos secundários GRAVES:
Reações alérgicas severas (erupção cutânea, urticária; prurido, dificuldades respiratórias, aperto no peito, inchaço da boca, face, lábios ou língua).
Esta lista não inclui todos os efeitos secundários que poderão ocorrer. Se tiver questões sobre esta matéria, contacte o seu profissional de saúde.
Armazenamento adequado do Bisacodyl:
Armazene o Bisacodyl à temperatura ambiente, entre os 20 e 25 graus centígrados. Guarde-o num recipiente fechado, longe do calor, humidade e luz. Não guarde na casa de banho. Mantenha o Bisacodyl longe do alcance de crianças e animais de estimação.